VIOLÊNCIA FINANCEIRA CONTRA IDOSOS: AONDE VAMOS PARAR?

Nunca antes na história destes país os velhinhos apanharam tanto da própria família. Esta violência não deixa marcas pelo corpo, mas pode ser igualmente dolorosa. E o que você pode fazer para proteger seus velhinhos queridos e beijoqueiros como o distinto senhor da foto? Sara responde!

Espancamento, abandono, extorsão... Imagine-se velho e vulnerável a tudo isso. Difícil imaginar que existam pessoas capazes de se aproveitar da fragilidade de um idoso para explorá-lo, seja lá da maneira que for. E pior: a covardia, na maioria das vezes, começa dentro de casa e de um jeito silencioso.

A secretaria de Direitos Humanos divulgou hoje um numero preocupante: 21% das denúncias de abusos contra idosos se referem à violência financeira. Como assim? Eu explico:
O idoso tem lá a sua aposentadoria, que aliás nos últimos anos ganhou fôlego e poder de compra. Ai ele e a família descobrem a maior praga na vida dos aposentados: o empréstimo consignado. Este tipo de crédito muitas vezes é oferecido ao idoso via telefone e bastam alguns minutos com um atendente simpático para cair numa cilada. O pagamento da dívida é descontado direto na folha de pagamento do INSS, obedecendo o limite de 30% do valor total da aposentadoria. Por exemplo: Se a sua avó ganha R$1000,00, pode comprometer até R$300,00 mensais com este tipo de dívida. 
Acontece que a sua avó nunca quis fazer o tal empréstimo, mas tem aquele sobrinho que descobriu as facilidades do consignado e como não tem registro em carteira, deu um jeito de convencer (ou de enganar) a doce vovozinha.
E isso é o de menos! Uma assistente social entrevistada pela Folha de São Paulo citou o caso de um filho que tentou gravar as impressões digitais do próprio pai no leito de morte na UTI para fazer um crédito consignado no nome do aposentado.
Ludibriar, enganar e tirar vantagem de idosos é crime!
E sabe qual é a única maneira de protegê-los do perigo? Repassando a informação. 
Agora que você já sabe o que são os empréstimos consignados e que manipular velhinhos não é legal, faça a sua parte, compartilhe a informação e seja uma velhinha segura e feliz!

Marcadores: , ,