Como prometido estou de volta com outros truques dos supermercados que te fazem consumir além da conta. Prepare o papel e caneta, anote as dicas e faça o teste!
Até as crianças estão na mira!
Se você é habitué em supermercados ou pelo menos já pisou dentro deles algumas vezes na vida, deve ter reparado que aquilo que mais precisamos está sempre a quilômetros de distância da porta. Seria um desejo dos açougueiros que fazem questão de ficar com a turma do fundão? Ou uma simples questão arquitetônica?
Nada disso!
É pura estratégia.
Veja agora os cinco truques mais comuns praticados pelos supermercados para fisgar o seu rico $ dinheirinho!
1- CRIANÇAS NO ALVO
A estratégia para chamar a atenção das crianças até que é manjada. Já reparou que os itens que elas mais gostam como balas, gelatinas, chocolates, doces e biscoitos ficam expostos em uma altura mais baixa?
A menina da foto ainda é bem pequenina, mas nas pontinhas dos pés consegue discernir o que quer levar pra casa.
Crianças compram com os olhos. Querem tudo o que é colorido, animado e lúdico. A industria e o supermercado sabem disso e agora você também!
DICA: deixe as crianças em casa ou evite os corredores "perigosos" como os de achocolatados, biscoitos e refrigerantes.
2 - FRUTAS FRESCAS QUE SÓ FALTAM FALAR "ME COMA".
Aquela ameixa importada da casca brilhante, o morango gigante, a melancia sem sementes... Imaginou cada uma delas? Ficou com água na boca? Imagine então se você estivesse faminta diante dessas suculentas e caríssimas delícias da natureza? É exatamente esse o plano dos supermercados.
Os alimentos mais apetitosos e caros costumam ficar logo na entrada, te convidando a desfrutar do néctar das frutas.
Antes que você perceba, já colocou no carrinho.
3 - PROVA DE RESISTÊNCIA
Os itens de maior necessidade e urgência estão sempre no fundo das lojas.
Pra chegar até a área dos queijos ou carnes, por exemplo, você terá que percorrer um longo caminho de corredores que tem tudo o que você não precisa, mas quer comprar, como tortas congeladas, iogurtes gregos, sorvetes, etc.
4 - DE OLHO NA VALIDADE
Via de regra:
Produtos como pães, bolos e tortas expostos mais próximos do vidro da vitrine são os mais frescos. Evite pegar os que estão mais próximos da porta.
Essa regra vale também para os queijos e embutidos em embalagens fechadas.
Quanto à validade dos produtos nas prateleiras, olhe sempre a embalagem que fica lá no fundo. Enfia a mão mesmo, sem medo de ser feliz. Você vai ver como a validade aumenta em questão de poucos centímetros...
5 - PREÇO NA GÔNDOLA X PREÇO REGISTRADO
Espertinhos esses supermercados... Já aconteceu comigo várias vezes e como eu nunca consegui descobrir se é falta de caráter ou desorganização mesmo, ai vai a dica:
Acompanhe sempre o registro dos produtos no caixa e verifique se o preço é o mesmo anunciado na prateleira. Se as suas anteninhas detectarem um sinal de pilantragem, por menor que seja o valor, reclame e peça para que o valor seja checado e corrigido.
6 - PRESENTE DE GREGO (faixa bônus)
Sabe aquelas promoções do tipo:
Compre 3 e leve 4!
ou...
Na compra deste creme dental leve o incrível enxaguante bucal por metade do preço!
Pois é, tome muito cuidados com esse tipo de chamariz.
Antes de comprar qualquer coisa com esse apelo, faça as contas e veja se realmente é vantajoso ou se vai pagar o mesmo pela compra avulsa.
Tem promoções que são um verdadeiro presente de grego.
Sim, eles são audaciosos... Mas cabe a você ser mais resistente, atento e astuto!
Cuide do seu dinheiro com a arma da informação e seja feliz!
Marcadores: lista, supermercado