Você deve ter recebido pelo menos uma mensagem alertando para o possível confisco da poupança. Aconteceu há 25 anos no Governo Collor, mas será que vai acontecer de novo? Será que com as manifestações deste domingo acordamos o gigante amaldiçoado do confisco? Será que com medo do Impeachment Dilma pegaria todo o nosso rico dinheirinho pra ela? Saiba o que tá rolando nas redes e porquê as chances de um novo "rapa"na poupança são mínimas.
Eu fui pra rua, apoiei as manifestações, cantei o hino e fiquei até emocionada com a demonstração de civilidade da população. Mas vamos combinar: Ô povo que gosta de uma fofoca!
A mobilização dos brasileiros está esbarrando em boatos que circulam pela internet e apavoram os desavisados. Já teve gente que falou de golpe militar, invasão pelas fronteiras, pacto com a Al Qaeda e por ai vai. Haja imaginação!
VAI VENDO...
Recebi uma mensagem no WhatsApp que dizia que todo o dinheiro da poupança seria confiscado pelo governo, numa manobra igual à de 1990, quando o então presidente Fernando Collor retirou de circulação os valores acima de 50 mil cruzados novos da poupança e conta corrente do povo.
BOAS INTENÇÕES, SQN
Assim como no inferno, a intenção era boa, afinal, com menos dinheiro circulando, as pessoas comprariam menos e os preços reduziriam... SÓ QUE NÃO!
A ESTRATÉGIA FOI UM FRACASSO e milhares de pessoas foram às ruas se manifestar pelo Impeachment do presidente Collor. Com eles deu certo, mas acho que não teremos a mesma sorte.
E AGORA?
Agora senta e chora, minha filha, quem mandou votar na Dilma?
Brincadeira...
Agora, apesar de crítica, a situação ainda não é caótica como nos anos 1990. Naquela época a inflação batia 30% ao mês, agora, estamos diante da realidade de 7.14% ao ano.
A não ser que desse um golpe, dificilmente o governo conseguiria aprovar uma proposta como esta no Congresso. Tem gente doida lá, mas nem tanto. A oposição não facilitaria a vida da Presidenta oferecendo-lhe de mão beijada um confisquinho básico.
PORTANTO
Fique tranquila, não vai ter confisco por enquanto.
APROVEITE A OPORTUNIDADE PARA INVESTIR MELHOR.
Se você já tinha até esquecido daquele dinheiro que colocou na poupança e ficou com medo do que pode acontecer, aproveite a oportunidade para conhecer melhores opções de investimento. A poupança está rendendo 6,6% ao ano, OU SEJA, menos que a inflação.
Isso quer dizer que se o seu dinheiro continuar paradinho lá na poupança, perderá 0.54% do valor real daqui a um ano (7,14 inflação - 6,6 rendimento poupança).
CHACOALHANDO A POUPANÇA!
 |
Desculpe o trocadilho da imagem, foi mais forte que eu! |
Aqui no Me poupe! você aprende a investir em alternativas simples e muito mais rentáveis, como o Tesouro Direto.
Acredite,
quanto mais você pensar no seu dinheiro e aproveitar essas chacoalhadas sociais pra resolver a sua situação financeira, mais forte vai sair desses momentos de crise.
Chacoalhe, invista melhor e seja feliz!
Marcadores: confisco, educação financeira, poupança