Se a sua desculpa para não ser bilingue é o preço da escola de inglês, sinto muito. A internet está cheia de alternativas pra quem realmente tem vontade de aprender. Tem muito site ruim e pilatra, é verdade. Por isso fiz esta lista supimpa que até a minha avó, que ainda troca a legenda do DVD para inglês, vai amar!
Todo dia tem site novo anunciando professores de inglês 24 horas, métodos milagrosos, vantagens no mercado de trabalho, uma ladainha até que convincente e que pode ser até verdadeira se você estiver a fim de testar e pagar por isso.
Mas, e quem não quer pagar ou não tem dinheiro nem para as aulas online, como é que fica? Será que dá pra ficar fluente em inglês de graça na internet?
PAUSA DRAMÁTICA...
É claro que dá.
Mas você precisa de bons sites, aplicativos úteis e disciplina...
O quê? Achou que eu ia fazer milagre e botar o gringo na sua cabeça?
Come on!
#1 - CNN STUDENT NEWS
Foi um dos primeiros sites que me apresentaram, há 5 anos. Desde então, sempre que eu posso entro lá pra dar uma reciclada. Toda semana eles colocam um vídeo de aproximadamente 10 minutos no ar, como se fosse um noticiário. O apresentador, o Carl Azuz, fala um pouco mais devagar do que no noticiário comum. Você pode acompanhar a transcrição e ainda responder à perguntas sobre o que foi dito depois.
Ponto positivo: Como se trata de uma rede de notícias, eles aproveitam o material do noticiário para ensinar vocabulário, o que torna o aprendizado mais interessante
Ponto negativo: É mais indicado pra quem já está no nível intermediário e consegue acompanhar o Carl sem se perder.
Veja
aqui e depois volte pra ver o resto.
#2 - LEARN ENGLISH WITH SONGS - (aprenda inglês com música)
Está comprovado cientificamente que nosso cérebro registra melhor o que é ritmado. Já reparou como as marcas usam os Jingles? O Dolly não fez aquela música só pra te infernizar... é pra você lembrar dela quando for ao supermercado e ver o rótulo também. (desculpe colocar a música do Dolly na sua cabeça, jajá passa).
Voltando...
O "learn english with songs" é um serviço dentro do site da ABA, American & British Academy, que tem várias outras dicas legais pra quem quer aprender inglês pela internet na faixa. É bem bacana por que não tem tradução, mas sim a explicação em inglês do vocabulário da música, o que nos força a aprender e não decorar.
Ponto positivo: O repertório é bem atual e tem música de vários estilos.
Ponto negativo: Alguns links dos clipes não funcionam e talvez você tenha que buscar a música no You Tube e abri-la em outra aba.
Veja que bacana
aqui no link e depois volta, senão fico triste.
#3 - BBC LEARNING ENGLISH
A BBC é uma das maiores redes de notícias do mundo e usa muito bem este poder de penetração (no bom sentido) para estimular gente do mundo inteiro a aprender inglês. O site voltado à estudantes é bem fácil de entender, mesmo pra quem ainda não está habituado com a língua. As vide0aulas são muito bem feitas e vão desde o nível iniciante ao avançado.
Ponto positivo: O site é extremamente simples e é bem fácil encontrar o que se precisa.
Ponto negativo: Não achei nenhum
#4 - DUOLINGO - disponível IOS e Android
APP gratuito
O APP virou febre e deve ter deixado seus criadores podres de ricos, espero. É como se fosse um game do aprendizado, ou seja, você aprende brincando, o que é sempre um incentivo. Você pode fazer lições diárias com perguntas rápidas, testes de imagem e de áudio. A cada acerto você sobe de nível e esfrega na cara dos colegas que passou de fase!
Ponto positivo: Como envolve a dinâmica do game, é mais difícil de se entediar.
Ponto Negativo: Se você não configurar direito, o APP vai te perguntar "o que é Table?" bem no meio da reunião...
#5 - VOXY - disponível IOS e Android
APP gratuito
O APP é uma mão na roda pra quem quer aprender inglês de graça. O sistema te pergunta qual é o seu objetivo, seu nível e te oferece aulas personalizadas com músicas, podcasts, etc.
Ponto positivo: as aulas são bem divertidas, didáticas e contam com noticiário atualizado.
Ponto negativo: não fui eu que inventei :(
DICA:
Se você está começando reserve quarenta minutos, três vezes por semana para se dedicar ao inglês. Faça de conta de que está pagando e que perderá dinheiro se não comparecer ao compromisso. Tem gente que só aprende pagando...
Let`s do it!
And be happy!
Marcadores: ingles, oportunidades