Vai ter Impeachment? Entenda o que são as pedaladas do Governo e porque elas podem dar um "olé" na presidente.

O povo foi às ruas em duas ocasiões este ano pedir a saída da presidente do comando do Brasil e
nada aconteceu. Agora, com pouco grito e muito escândalo, a casa de Dilma Roussef pode cair. Entenda o porquê no último post do poupecomsara.blogspot.com antes de mudar para a casa nova!

Pedalou ou não pedalou?



Neste exato momento, enquanto você pensa em várias maneiras de lidar com suas dívidas, se pergunta porque comprou esse carro em 500 prestações e tem vontade de bater a cabeça na parede porque não conseguiu honrar com a fatura do cartão de crédito e vai ter que pagar quase 300% de juros, existe uma senhora lá no Palácio da Alvorada em Brasília que provavelmente está se fazendo as mesmas perguntas.

A grande diferença é: enquanto suas dívidas têm no máximo dois ou três dígitos, a dela tem três dígitos e oito zeros.

SÃO EXATOS R$ 318.500.000,00 OU 318 BILHÕES E 500 MILHÕES DE REAIS EM CONTAS MAL EXPLICADAS E DÍVIDAS COM BANCOS PÚBLICOS, coisa pouca.

Desse dinheiro todo, R$ 37,5 bilhões representam as pedaladas fiscais. Lembra do "Pedala Robinho"?  É tipo isso, mas não é um jogo bonito de ver e no final não acaba em gol.

Tá, explica logo o que é isso! 

Vou reproduzir aqui as palavras do colega Rodrigo Constantino, colunista da Revista Veja, que explica de forma bem simples o que são as tais pedaladas do governo. Você pode conferir o artigo dele na íntegra aqui, se quiser.


"Imagine que você tenha pegado um financiamento no banco. Com base em suas estimativas de faturamento no ano, você gastou xis. Ocorre que suas receitas foram bem menores, pois você não passava de um Poliana, de um Pangloss que enxergava o mundo sistematicamente com lentes cor de rosa e tomava um Prozac toda manhã. Aí você não tem, claro, recursos para honrar com sua dívida. O que você faz? Simula falsas receitas!
É o que o governo Dilma fez, com truques rudimentares como operações de crédito entre o governo e o banco estatal BNDES. Inflava a receita do governo, mas era uma bolha, um malabarismo contábil, uma maquiagem. Se você tentar esse truque com o banco, você será preso eventualmente, e sem dúvida perderá as garantidas depositadas na hora do empréstimo. Mas o governo acha que pode brincar com isso impunemente. Não pode!"

ENTENDEU?
É por isso que as pedaladas podem levar a Presidente Dilma e boa parte dos braços-direitos dela para a lama.
E agora?
No dia 17 de junho o TCU (Tribunal de Contas da União), que é quem confere, avalia e diz se as contas do governo batem ou não, decidiu pela primeira vez na história pedir mais explicações a um presidente antes de aprovar as contas. Dilma tem até o dia 17/07 para dizer porque pegou mais dinheiro do que poderia dos bancos públicos e depois tentou iludir a prestação de contas. 

Há quem acredite que nada vai acontecer e que a pedalada vai acabar mesmo é no sofá de casa com uma bela pizza. Mas se o TCU não ficar convencido com as respostas e julgar que a presidente falhou no exercício da função, será motivo suficiente pra que alguém (tipo a oposição, que precisava só de um motivo pra isso) dê uma de Capitão Nascimento e peça para Dilma sair. Não necessariamente com tanta gentileza... 

E porque eu tenho que saber isso?

Motivo #1 - Porque a situação já não é das melhores e ninguém sabe o que pode acontecer quando um presidente é retirado do próprio posto contra a própria vontade tendo nas costas uma dívida  bilionária e um montão de historias pra explicar.
Motivo #2 - Pra você aprender a cuidar melhor do seu próprio dinheiro e fazer contas melhores da próxima vez que pedir dinheiro emprestado.
Motivo #3 - Pra ter um assunto melhor na hora do almoço da firma e parecer mais antenada no universo da política. Também ajuda a afastar gente chata! É só dizer: "Que tal conversar sobre as manobras do governo para maquiar as contas?" e adeus pés no saco!

LEIA ISSO!

A partir da próxima quarta-feira, 01/07/2015, o Me Poupe! estará de cara nova, em novo endereço e você vai poder ver essa chata falando nos vídeos do You Tube também! EEEEEEEEEEEEEE

A idéia é crescer e ajudar cada vez mais mulheres (e homens, vai...) a ficar no controle da própria vida financeira. 
Nos últimos 12 meses o blog cresceu 4.000% e eu devo esse fenômeno a cada uma de vocês que acredita que é possível  conquistar a tão sonhada independência financeira. Nosso compromisso continua de pé! Continuem acreditando nos seus sonhos, valorizem seu tempo, seu dinheiro e sigam-me as boas!
O blog novo estréia dia 01/07, mas quem quiser dar uma espiada no que já tem por lá entra no mepoupenaweb.com Tá lindo, modéstia à parte...
Vejo vocês no Me Poupe!

Marcadores: , , , , ,